A inovação e a evolução tecnológica oferecem novas vantagens e benefícios, não só em nível operacional, mas também no que respeita a um menor impacto no meio ambiente.

Inovaçāo

Novo Conceito de Apoio de energia para redes de telecomunicações!

A Solução de Alimentação e Apoio de Energia SEM Baterias para as redes HFC é uma Tecnologia Patenteada e Inovadora que oferece uma Solução Integral para os Problemas de Fornecimento, Consolidação e Apoio de Energia para redes HFC,SEM necessidade de utilizar Baterias NEM Geradores Externos.

Critérios Inovadores:

  • Geração de esquemas de apoio de energia entre fontes vizinhos.
  • Fornecimento de uma alimentação de apoio por tempo ilimitado.
  • Apoio em cenários de falhas múltiplas do serviço elétrico com custos menores.
  • Uso mais eficiente da energia elétrica de rede.
  • Otimização e foco nas tarefas de manutenção.
  • Ampliação da área de cobertura da energia de uma fonte de alimentação.
  • Oferecemos uma solução verde, favorável ao meio ambiente.
Tecnologia amigável, de fácil instalação e de manutenção simples

A EPS, muito mais pequena em dimensão do que as Fontes de Poder UPS, sem necessidade... Mais informação

Tecnología amigable, de fácil instalación y mantenimiento sencillo
Melhoria dos custos OPEX e CAPEX

A solução SECURE POWER FULL está composta de três elementos fundamentais (para uma comparação econômica): o comutador inteligente... Mais informação

Tecnología Verde
Tecnologia Verde

A solução foi criada para funcionar com o máximo desempenho ou eficácia elétrica possíveis. Está baseada em tecnologias... Mais informação

Opción monitoreo local y remoto
icono central
Mejoramiento de costos
Opção de monitoramento local e remoto

Trata-se de uma interface de comunicação local e remota da solução que permite oferecer informação... Mais informação

Provisión de energía desde distintas fuentes
Resposta imediata a cortes de fornecimento de energia elétrica por um período de tempo indefinido

Na prática, a solução funciona como duas redes independentes... Mais informação

Respuesta inmediata a cortes de suministro eléctrico por tiempo indefinido
Fornecimento de energia desde diferentes fontes de energia

Além do apoio entre os dois circuitos que é efetuado entre os dois IPSUs... Mais informação

imagen
Vantagens PS Senoidal vs. Ferroresonante

Resumo dos benefícios técnicos e econômicos da solução Secure Power Full... Mais informação

imagen

A fonte de alimentação EPS (ECO Power Supply), muito mais pequena em dimensão do que as Fontes de Poder UPS, sem necessidade de manipular baterias pesadas, e os outros dispositivos da solução, o IPSU e o IVA, de tamanho não maior a um pequeno amplificador de linha e de muito pouco peso, foram criados para serem fáceis de manipular, de conectar e de manter, com possibilidade de comunicação visual entre os dispositivos e o técnico por meio de leds, pequenos voltímetros e amperímetros, também com a possibilidade de baixar a informação no telefone móvel do instalador através da tecnologia Bluetooth.

Os dispositivos dispõem de elementos simples e modulares que fazem com que a solução Secure Power Full seja uma concepção inovadora e favorável para os, designers de redes, instaladores, monitoramento (NOCs) e grupos de manutenção e com que seja uma aliada ideal para conseguir o máximo desempenho dos recursos humanos e materiais das companhias que confiam na solução SECURE POWER FULL.

Capex

A solução Secure Power Full está composta de três elementos fundamentais (para uma comparação econômica): o comutador inteligente IPSU, o amplificador de tensão IVA e a fonte de poder senoidal EPS. Tudo isso a um custo 10% menor, aproximadamente.

As soluções tradicionais de energização de redes e de continuidade do funcionamento em caso de falhas de fornecimento de energia elétrica baseadas em UPS com baterias dispõem de um grupo de componentes que incluem, dentre outros elementos, uma fonte ferroresonante, um módulo inversor de corrente contínua (CC) das baterias até a corrente alternada (CA), um compartimento grande para colocar os elementos acima indicados.

Benefícios e economias no OPEX:

Assim que instalada a solução da SECURE POWER FULL, as economias são consideráveis no que respeita aos “Custos fixos” associados à manutenção da energização da rede.

A seguir, indicaremos alguns pontos a serem levados em consideração na hora de analisar as vantagens de nossa proposta.

Custo de reposição/substituição - em grandes operadores, estima-se uma renovação de 25% do total das baterias a partir do primeiro ciclo e nos anos subsequentes, até o final da vida útil.

A maior economia se produz durante a fase operacional, onde existem custos altamente visíveis e fáceis de medir, tais como a substituição obrigatória de baterias que deve ser realizada anualmente. Além disso, existem despesas operacionais relacionadas com a colheita dessas baterias, sua manutenção preventiva, armazenamento e/ou destruição posterior, grupos de apoio, grupos geradores, pessoal administrativo para o atendimento das reclamações, pessoal administrativo e no depósito para a compra das baterias e baixa percepção de “bom serviço” por parte dos assinantes. Estimar essas despesas é muito difícil por causa das diferentes equações entre companhias e países.

Análise do custo projetado a 5 anos:

As shown in the graph below, OPEX is significantly reduced for the SECURE POWER FULL solution, with OPEX being close to zero.

Investment Yearly

NOTA: De acordo com a informação oferecida por um operador com 9.000 Fontes de Poder UPS, com 3 baterias cada uma, isto é, com um total de 27.000 baterias, a substituição anual de baterias é de 25% do total (uma reposição anual de 6.750 baterias). É evidente que, além das economias no investimento inicial, o uso de uma solução de apoio de energia inovadora e sem baterias permite ao operador conseguir um Opex cada vez mais perto de zero.

BENEFÍCIOS

  • Permite ao operador adicionar novos serviços que precisem de uma alta confiabilidade,gerando novas receitas.
  • Melhora a qualidade do serviço para o cliente, sua experiência e satisfação.
  • O uso de uma Solução "Verde" (não poluente) demonstra o interesse do operador pelo cuidado do meio ambiente em geral e da comunidade em que ele trabalha em particular (RSC). (Empresa Socialmente Responsável).
  • As ações de manutenção são minimizadas.
  • O uso de geradores é reduzido significativamente.
  • As reclamações de usuários ante um corte de energia são reduzidas.
  • Aumento da disponibilidade do serviço e da confiabilidade da rede.
  • Eliminação da necessidade de uso de ferragens especiais (prevenção em caso de roubos).
  • Uso eficiente da energia de rede - redução de custos no fornecimento de eletricidade.
  • Transferência do resultado das economias para outras áreas de interesse.

A fonte de alimentação EPS (ECO Power Supply), muito mais pequena em dimensão do que as Fontes de Poder UPS, sem necessidade de manipular baterias pesadas, e os outros dispositivos da solução, o IPSU e o IVA, de tamanho não maior a um pequeno amplificador de linha e de muito pouco peso, foram criados para serem fáceis de manipular, de conectar e de manter, com possibilidade de comunicação visual entre os dispositivos e o técnico por meio de leds, pequenos voltímetros e amperímetros, também com a possibilidade de baixar a informação no telefone móvel do instalador através da tecnologia Bluetooth.

Os dispositivos dispõem de elementos simples e modulares que fazem com que a solução Secure Power Full seja uma concepção inovadora e favorável para os, designers de redes, instaladores, monitoramento (NOCs) e grupos de manutenção e com que seja uma aliada ideal para conseguir o máximo desempenho dos recursos humanos e materiais das companhias que confiam na solução SECURE POWER FULL.

A solução foi criada para funcionar com o máximo desempenho ou eficácia elétrica possíveis. Está baseada em tecnologias que permitem evitar o uso de baterias que, por sua própria natureza, são altamente poluentes.

Effectiveness Graphic
imagen

Trata-se de uma interface de comunicação local e remota que permite oferecer informação local sobre o estado da solução ao técnico que está trabalhando no lugar, exibindo correntes e tensões de trabalho ou operação de EPS, IPSU, IVA, entradas e saídas ISPA, também alerta quando o supressor de picos alcançar 50% de sua capacidade e se a fonte EPS está energizada pela entrada principal ou pela entrada de tensão auxiliar.

Esses parâmetros de funcionamento podem ser verificados pelo técnico no local através de uma interface de Bluetooth em seu dispositivo móvel.

Por sua vez, a informação é enviada através da plataforma DOCSIS IP para o Centro de Controle (NOC) que pode administrar dezenas, centenas ou milhares desses dispositivos em simultâneo e pode adotar as medidas corretivas em caso de alterações no fornecimento da energia elétrica, bem como ter indicadores precisos das falhas e poder prever as ações de correção que forem necessárias.

imagen

  • Importar Formato de Árvore completo em arquivo CSV. (valores separados por vírgula)
  • Pode detectar um nodo a cada vez desde a Interface de Usuário (on-demand discovery).
  • Detecção de Redes.
  • Exportar Formato de Árvore para seu uso posterior.
  • A detecção pode ser apoiada.
  • Topologia completa automatizada EPS/IPSU/ISPA/IVA back-up.
  • Autodetecção de Monitor OS.
  • Suporta qualquer dispositivo que possua um SCTE-HMS-PS-MIB.
  • Suporta autodetecção de limites (SCTE-HMS-COMMON-MIB).
  • Autogeração de Widgets de Atributo com limites corretamente formatados.
  • Suporta todos os dispositivos adjacentes, como APC, Cordex Controllers, etc.
  • Suporta limites discretos.

Na prática, a solução funciona como duas redes independentes interconectadas através dos dispositivos IPSU de ambos os circuitos por um cabo coaxial “passivo” pelo qual só circulará corrente quando uma das fontes apoiar a outra que ficou sem energia. Da Fonte de Alimentação EPS 1 alimenta-se o dispositivo IPSU do circuito 1, que recebe das duas portas de saída do EOS1 energia elétrica em duas portas de entrada do IPSU 1. Isso mesmo acontece com o IPSU 2.

Cada IPSU verifica de forma constante que o dispositivo “gêmeo” IPSU no outro circuito esteja funcionando corretamente.

Durante o modo normal de operação, quando não acontecer nenhum problema de fornecimento de energia em qualquer um dos extremos da rede inter-relacionada, o IPSU atua como bloqueador de energia até o outro lado da rede estabelecida.

Quando algum dos circuitos tiver algum tipo de déficit de energia elétrica ou quando a voltagem cair por baixo de 15% ou 25% (esse valor é adaptado a cada cliente), automaticamente os dispositivos IPSU conectados permitem que o circuito que possui energia elétrica ativa alimente o circuito que apresenta o problema, garantindo desse modo a alimentação do segundo circuito com os mesmos valores de tensão obtidos de sua Fonte de Poder e durante o período de tempo que o corte de energia nesse setor da rede durar.

imagen

Além do apoio entre os dois circuitos que é efetuado entre os dois IPSUs, as Fontes de Poder EPS dispõem de um seletor de fase para que, em caso de um apagão geral ou Blackout, seja possível alimentar os dois circuitos com só um gerador externo (no mínimo, dependendo da configuração escolhida pelo usuário) com sua respectiva redução dos custos operacionais.

O modulo seletor de fase tem uma entrada auxiliar que permite conectar um gerador externo para o caso de um corte total de energia muito abrangente, fato que permite alimentar os dois circuitos ou áreas desde uma única fonte de poder com a solução Secure Power Full, economizando recursos tanto humanos quanto materiais. Assim que o fluido elétrico da rede for restabelecido e o gerador for desligado, o sistema voltará a se conectar à rede de distribuição elétrica.

Esse modulo dispõe, por sua vez, de um supressor de sobretensões até 140 KVA contra descargas atmosféricas. Esses isoladores vão se deteriorando com as diferentes descargas atmosféricas que recebem e, através do sistema de monitoramento, é possível conhecer o estado de sua vida útil para a substituição.

Produtos

Solução Secure Power Full

Funcionamento da Solução Secure Power Full

Presentacion Power Point

A solução Secure Power Full foi criada como uma opção inovadora para a alimentação elétrica das redes de telecomunicações. Trata-se de uma opção factível para evitar a maioria dos problemas colaterais induzidos pelas ondas quase-quadrada e quadrada das soluções UPS. Além disso, permite evitar um excesso de custos de OPEX e CAPEX e adiciona um fator não poluente que diminui a pegada de carbono pelo fato de carecer de baterias sendo, por sua vez, favorável ao meio ambiente.

A solução redireciona a energia desde uma área remota normalmente alimentada até a área sujeita a um corte de energia.

A solução consta de uma série de elementos que, agindo individualmente ou combinados, podem manter de maneira constante o fornecimento de energia elétrica nas redes de TV a cabo, e são transparentes para interagir com equipamentos semelhantes; porém pode trabalhar independentemente, de acordo com as exigências do sistema, tomando as vantagens de cada um deles.

A solução consta de uma série de equipamentos tais como:

Na prática, a solução funciona como duas redes independentes interconectadas através dos dispositivos IPSU de ambos os circuitos por um cabo coaxial “passivo” pelo qual só circulará corrente quando uma das fontes apoiar a outra que ficou sem energia. Da Fonte de Alimentação EPS 1 alimenta-se o dispositivo IPSU do circuito 1, que recebe das duas portas de saída do EOS 1 energia elétrica em duas portas de entrada do IPSU 1. Isso mesmo acontece com o IPSU 2.

IPSU

Cada IPSU verifica de forma constante que o dispositivo “gêmeo” IPSU no outro circuito esteja funcionando corretamente.

Durante o modo normal de operação, quando não acontecer nenhum problema de fornecimento de energia em qualquer um dos extremos da rede inter-relacionada, o IPSU atua como bloqueador de energia até o outro lado da rede estabelecida.

O IPSU tem duas entradas desde a fonte de poder EPS (Eco Fonte de Poder de onda senoidal). Uma delas está interconectada para a alimentação da “carga local” (porta 1) em condições de trabalho normais, isto é, quando cada fonte de poder alimenta unicamente sua própria carga. Por sua vez, o IPSU tem associado um sensor que detecta permanentemente a presença de tensão na entrada AC In na porta 1 desde a fonte de poder EPS.

A segunda entrada (porta 2), que é semelhante à entrada 1, está associada à carga remota. Tem um monitoramento duplo, detecta a presença da entrada AC In 2 (porta 2) e a conexão com a carga remota (porta 4). Em caso de detectar uma falta de tensão na entrada/saída da porta AC Remota (porta 4), acionará o Power Switch que permite a transferência de energia elétrica desde a entrada AC 2 In (porta 2) até a porta AC Remota (porta 4) e, dessa forma, permite substituir a fonte de poder EPS 2 do circuito de trabalho comum através do dispositivo IPSU 2.

O IPSU 2 é o complemento “natural” do IPSU 1. É idêntico ao IPSU 1, exceto pelo fato de que é ativado com uma diferença de um segundo. Esse efeito forçado serve em caso de corte geral, para que exista uma hierarquização e uma ativação organizada e para evitar que ambos sejam ativados ao mesmo tempo. Isso acontece porque ambas as fontes EPS podem estar conectadas a fases diferentes e gerar, em caso de ativação simultânea, problemas de curto circuito.

O IPSU 2 já tem detectado a falta de energia na porta de entrada AC In Local (porta 1), através do sensor, e tem informado o Power Switch da falha. Ele desabilitará a porta 1 e habilitará a entrada de energia elétrica desde o IPSU 1 através da porta 4 que, através do power switch, alimenta a porta 3 do AC Local Out.

Todo esse processo é efetuado em menos de 20 milésimas de segundo. O assinante não detecta nenhuma mudança em seus elementos visuais (TV, modems ou computadores), falta de imagem, defeito na tela ou problemas que indiquem que houve uma falha.

O IPSU dispõe, por sua vez, de um sistema de monitoramento remoto, e envia informação desde uma porta especial para um transponder. É por isso que está localizado na fonte de poder EPS. Os parâmetros de funcionamento no local também podem ser avaliados, para que um técnico possa saber, sem necessidade de um instrumento especial, qual é a fonte que funciona normalmente e qual não, bem como quais são os seus consumos.

A fonte de alimentação ou poder é do tipo senoidal com a qual é possível obter um máximo desempenho energético. É do tipo dual, ou seja, tem duas saídas de tensão (+87Vac) que suportam até 15 Amperes de carga em cada uma delas, já que normalmente as fontes de alimentação nas redes de TV a cabo funcionam com um máximo de 15 Amperes (os dispositivos eletrônicos associados são programados para suportar esse máximo de corrente); a fonte EPS de Secure Power Full entrega um total máximo de 25A para ambas saídas, está programada para entradas de tensão de linha de 220V o 110V, sendo sua saída configurável a 65, 75 y 87VAC.

Outras Características da fonte de alimentação

  1. Entrada de AC principal 120V(US) 230(EU) (+/- 15% /opcional +/- 25%) 50-60 HZ.
  2. Interruptor de AC principal 25A. (120VAC); 13 A (220VAC).
  3. Entrada secundária de AC 25A 120V(US) 230(EU) (+/- 15% /opcional +/- 25%) 50-60 Hz para motor-gerador com transferência automática.
  4. Interruptor auxiliar eletromagnético AC 25 A (120VAC); 13 A (220VAC).
  5. Supressão de picos com monitoramento do status.
  6. Seletor Automático de Fase - 2 x 25A.
  7. Indicador visual de alarme para quando tivermos 50% da capacidade do supressor de picos de tensão.
  8. Entrada de monitoração de IPSU, IVA e ISPA.
  9. Pontos de prova de corrente ou seu indicador luminoso.
  10. Indicadores LED bicolores para tensões de saída.
  11. Pontos de prova de corrente ou seu indicador luminoso.
  12. Porta de RF para monitoramento.
  13. Monitoramento - Docsis& EuroDocsis transponder.
  14. Saída AC-1 65,75,87 V 15A (local).
  15. Saída AC-2 65,75,87 V 15A (Remota).

Para cumprir com os requerimentos dos grandes operadores de TV a cabo, a fonte de poder foi criada com uma forma modular, com a possibilidade de substituir placas ou módulos para sua utilização ou não no projeto da rede ou para sua substituição em caso de falhas.

O equipamento dispõe dos módulos a seguir:

EPS

Quando algum dos circuitos tiver algum tipo de déficit de energia elétrica ou quando a voltagem cair por baixo de 15% ou 25% (esse valor é adaptado a cada cliente), automaticamente os dispositivos IPSU conectados permitem que o circuito que tem a energia elétrica ativa alimente o circuito que apresenta o problema.

IVA

É possível observar o fenômeno de perda de tensão ou voltagem nos cabos coaxiais que interconectam ambos os circuitos —devido à resistência do loop (Ohms/Km) —quando uma falha é produzida e a alimentação elétrica do primeiro circuito ativo começa a circular para o circuito que estava sem energia, neste caso, para o segundo circuito.

Quando a rede é projetada, o valor dessa perda deve ser levado em consideração e o amplificador de voltagem (IVA-Amplificador de Voltagem inteligente) será colocado para atingir voltagem o nodo ou ativo que transporta os sinais, de acordo com as condições especificadas pelo fabricante.

A colocação do IVA permite estender a distância que alimenta cada fonte ou a distância entre elas, conforme o projeto é feito (levando em conta a distância, tipo de cabo coaxial e carga), e alcançar o nó ou bens com os valores de tensão apropriados para manter a operação estável nestes, principalmente aqueles mais afastados da fonte de energia.

O conceito de bidirecionalidade deve-se ao fato de que não é possível saber em qual dos circuitos o problema energético será produzido.

Na prática, a solução funciona como duas ramos independentes interconectadas através dos dispositivos IPSU de ambos os circuitos por um cabo coaxial pelo qual só circulará energia elétrica quando uma das fontes apoiar a outra que ficou sem energia. Da Fonte de Alimentação EPS 1 alimenta-se o dispositivo IPSU do circuito 1, que recebe das duas portas de saída do EPS 1 energia elétrica em duas portas de entrada do IPSU 1. Isso mesmo acontece com o IPSU 2.

Cada IPSU verifica de forma constante que o dispositivo “gêmeo” IPSU no outro circuito esteja funcionando corretamente.

Durante o modo normal de operação, quando não acontecer nenhum problema de fornecimento de energia em qualquer um dos extremos da rede inter-relacionada, o IPSU atua como bloqueador de energia até o outro lado da rede estabelecida.

Quando nesta solução dual ocorre uma falha em um dos 2 EPS, o IPSU do EPS distante envia automaticamente a energia para o IPSU do EPS inoperante, fazendo com que o equipamento do EPS inoperante seja energizado e não tenha problemas de baixas tensões no equipamento, já que estão sempre energizados. Um EPS dá suporte ao equipamento do outro EPS (este é previamente projetado para que somente um EPS possa energizar todo o equipamento que depende de ambos EPS com as tensões adequadas e sem exceder as correntes de cada uma das duas fontes).

Features SPS

Todo este processo é realizado em menos de 20 milissegundos, sem causar falhas ou falta de serviços (vídeo, voz e dados), oferecidos ao cliente ou ao usuário final.

Vantagens PS Senoidal vs. Ferroresonante

Resumo dos benefícios técnicos e econômicos da solução Secure Power Full:

imagen
imagen
imagen

Contate-Nos